top of page
The-Notepad-Blog-Pics-7.png
EMDR
SOBRE A TERAPIA EMDR

EMDR- Dessensibilização e Reprocessamento Através dos Movimentos Oculares

 

O que é terapia EMDR? (www.emdria.org.)

EMDR é uma terapia estruturada que incentiva o paciente a se concentrar brevemente na memória do trauma enquanto experimenta simultaneamente estimulação bilateral (normalmente movimentos oculares), que está associada a uma redução na vivacidade e na emoção associadas às memórias do trauma. A terapia de dessensibilização e reprocessamento do movimento ocular (EMDR) é um método de psicoterapia eficaz e extensivamente pesquisado, comprovado para ajudar as pessoas a se recuperarem de traumas e sintomas de TEPT. Pesquisas em andamento apoiam resultados clínicos positivos, mostrando a terapia EMDR como um tratamento útil para transtornos como ansiedade, depressão, TOC, dor crônica, vícios e outras experiências de vida angustiantes (Maxfield, 2019). A terapia EMDR tem sido até superior ao Prozac no tratamento de traumas (Van der Kolk et al., 2007). Shapiro e Forrest (2016) partilham que mais de 7 milhões de pessoas foram tratadas com sucesso por 110.000 terapeutas em 130 países desde 2016.

Associação Americana de Psiquiatria , a Associação Americana de Psicologia , a Sociedade Internacional para Estudos de Estresse Traumático , a Aliança Nacional sobre Doenças Mentais , a Administração de Abuso de Substâncias e Serviços de Saúde Mental , o Instituto Nacional de Excelência em Saúde e Cuidados do Reino Unido , o Departamento de Veteranos dos EUA. Assuntos/Depto. of Defense , The Cochrane Database of Systematic Reviews e a Organização Mundial da Saúde , entre muitas outras organizações nacionais e internacionais, reconhecem a terapia EMDR como um tratamento eficaz. Informações mais específicas sobre diretrizes de tratamento podem ser encontradas em nossa página Diretrizes de Tratamento EMDR .

​

Referências

Maxfield, L. (2019). Um guia clínico para a eficácia da terapia EMDR. Jornal de Prática e Pesquisa EMDR [Editorial], 13 (4), 239-246. Acesso aberto: http://dx.doi.org/10.1891/1933-3196.13.4.239

 

Shapiro, F. e Forrest, MS (2016). EMDR: A terapia inovadora para superar a ansiedade, o estresse e o trauma.  Hachette Reino Unido

 

Van der Kolk, BA, Spinazzola, J., Blaustein, ME, Hopper, JW, Hopper, EK, Korn, DL e Simpson, WB (2007). Um ensaio clínico randomizado de dessensibilização e reprocessamento do movimento ocular (EMDR), fluoxetina e pílula placebo no tratamento do transtorno de estresse pós-traumático: efeitos do tratamento e manutenção a longo prazo. Jornal de Psiquiatria Clínica, 68(1), 37-46.

​

O EMDR é uma abordagem terapêutica integrativa que pode ser utilizada juntamente com outras abordagens terapeutas como forma de tratamento psicológico. O procedimento do trabalho é desenvolvido dentro de um protocolo de oito fases, onde cada fase tem objetivos delineados e procedimentos a serem trabalhados com o paciente. No tratamento com EMDR o terapeuta precisa fazer uma conceitualização dos casos de maneira sistemática atendendo os requisitos dos transtornos psicológicos evidenciados pelo DSM-5 e pela observação clínica dos sintomas. Em seguida elaborar um plano de tratamento para que possa seguir o passo a passo do reprocessamento das situações vividas pelo paciente. Na sessão de EMDR, o paciente precisa trazer à tona uma memória traumática, e neste momento é iniciado pelo terapeuta o reprocessamento desta por meio de estimulação bilateral, que pode seu visual, tátil ou auditiva aplicada uma estimulação bilateral. Esta terapia foi desenvolvida pela psicóloga americana, Francine Shapiro, PhD, nos anos 80, inicialmente como uma poderosa ferramenta para a dessensibilização e reprocessamento de traumas psicológicos, mas, na atualidade, uma abordagem utilizada para o reprocessamento e tratamento de todas as patologias psicopatológicas e comorbidades associadas.

image.png

O legado da Dra Shapiro traz um grande movimento incentivador para  Ajuda Humanitária Psicológica, e este tem sido levado a cabo por muitos terapeutas de EMDR em todo o mundo, promovendo intervenções na maioria das catástrofes, situações de violência urbana e desastres sociais nos quatro cantos do mundo.

​

No Brasil, a ÚNICA empresa formadora de terapeutas de EMDR que se dedica a Ajuda Humanitária é a Equilíbrio Mente e Corpo Cursos EMDR que se dedica ao atendimento humanitário e social em várias frente de trabalho.

​

Como a terapia EMDR afeta o cérebro?

De acordo com pesquisas realizadas em neurociências sabemos que o cérebro humano tem uma maneira peculiar e natural de se recuperar de memórias e eventos traumáticos. Esta explicação está direcionada para o processo que envolve a comunicação entre a amígdala (o sinal de alarme para eventos estressantes), o hipocampo (que auxilia no aprendizado, incluindo memórias sobre segurança e perigo) e o córtex pré-frontal (que analisa e controla o comportamento e a emoção). De certa forma, algumas experiências traumáticas podem ser gerenciadas e resolvidas espontaneamente, mas. não necessariamente podem ser processadas sem ajuda.

​

O sistema límbico cerebral tem a função de emitir respostas ao estresse e liga instintos naturais de acionar o sistema interno para lutar, fugir ou congelar. Quando uma lembrança perturbadora persiste no cérebro humano, algumas reações são acionadas gerando angústia, trazendo a tona imagens, pensamentos e emoções desconfortantes e podem gerar uma sensação dominadora que remete ao retorno do momento traumático ou de estar “congelada no tempo”. Com a utilização da terapia EMDR o terapeuta pode ajudar o cérebro do paciente a processar essas memórias e permitir que a cura normal seja retomada. Nesse momento a experiência ainda é lembrada, mas a resposta de luta, fuga ou congelamento do evento original é resolvida, a imagem original pode ser integrada ao processamento de informação do cérebro sem que o paciente sinta a força emocional e sensorial do trauma.

​

Quem pode se beneficiar da terapia EMDR?

A terapia EMDR pode ser utilizada para o tratamento de crianças, adolescentes, adultos, idosos, casais, famílias e em grupos de diversas modalidades.

 Os terapeutas podem utilizar a terapia EMDR para trabalhar uma séries de diagnósticos, tais como:

bottom of page